Eixos de Intervenção
EIXO DE INTERVENÇÃO I
Emprego, Formação e Qualificação vão ser desenvolvidas as seguintes Acções:
A) Portel Empreendedor
Atendendo à fraca dinâmica empresarial do concelho, ao desconhecimento de informação por parte dos empresários no que respeita a medidas de apoio e incentivos, e similarmente desenvolver competências na área do empreendedorismo em meio escolar, pretende-se com esta acção criar um gabinete de apoio ao empreendedorismo para usufruto dos empresários locais. Por outro lado pretende-se incutir e motivar os alunos do 9.º ano e secundários profissional para o que é ser empreendedor.
Esta Acção engloba as seguintes Actividades:
• Sessão de Informação “Está na sua mão”, onde se pretende realizar uma sessão anual para entidades empregadoras com o objectivo de esclarecer e informar as mesmas dos apoios existentes e divulgar programas de apoio ao investimento.
• Workshop “Eu consigo”, a ser realizado em meio escolar e para desempregados, articulando com o GIP e o AVP, no sentido de introduzir a temática do empreendedorismo.
B) Portel Integra
Pretende realizar um conjunto de actividades que têm como objectivo a descentralização dos serviços para um acesso mais fácil da população alvo. Pretende-se ainda constituir uma bolsa com jovens recém formados por área profissional de forma a facilitar o circuito de comunicação com os empresários do concelho.
Esta Acção inclui as seguintes Actividades:
• Acções de Informação/Sensibilização, cujos destinatários serão os empresários locais e o tema a abordar serão as medidas de inserção no mercado de trabalho, em parceria com o GIP.
• CLDS on line, disponibilização On-line de ofertas formativas, ofertas de emprego, formulários de inscrição, normas para elaboração de curriculum vitae e técnicas de procura activa de emprego, através da página de internet do CLDS Portel em Rede.
• CLDS em Movimento, onde se pretende a descentralização dos serviços prestados pelo GIP às freguesias através da Unidade Móvel de Atendimento.
• Bolsa Jovem, constituição de uma bolsa com jovens recém formados por área profissional e estabelecimento de um circuito de comunicação com os empresários do concelho.
C) Portel Qualifica
Realizar acções de formação profissional para os trabalhadores em exercício de funções nas IPSS's do concelho. Neste Acção existe somente uma Actividade:
• Portel Qualifica, onde se realizarão acções de formação na área da gestão da qualidade.
EIXO DE INTERVENÇÃO II
Intervenção Familiar e Parental vão ser desenvolvidas as seguintes acções:
A) Centro de Recursos e Qualificação Familiar e Parental
Esta acção pretende criar uma estrutura que irá promover actividades direccionadas para famílias nas áreas do desenvolvimento pessoal e social, gestão e economia doméstica, educação para a cidadania, direitos humanos, grupos de auto ajuda e planeamento familiar.
Esta Acção desenvolve as seguintes Actividades:
• Escola de Pais, actividade que pretende reunir pais e trabalhar problemáticas específicas de estádios de desenvolvimento infantil e juvenil, promovendo a partilha de experiências e o desenvolvimento de competências parentais. Será ainda realizado um colóquio que pretende abordar temáticas actuais com reflexo nas vivências familiares, a desenvolver por especialistas.
• Escola de Filhos, actividade cujo objectivo é trabalhar competências pessoais, profissionais e vocacionais, para a definição de preferências nas áreas de estudo.
• Centro de Gestão Doméstica, actividade que pretende desenvolver competências de gestão e racionalização dos recursos financeiros e familiares.
• Grupos de Auto Ajuda, criação de grupos de auto ajuda para famílias com problemáticas nas áreas dos consumos alcoólicos abusivos e da doença oncológica, para partilha de vivências e apoio emocional aos indivíduos e familiares.
B) Perto de Si
Considerando o envelhecimento da população e o seu isolamento pretende-se realizar acompanhamentos regulares nas habitações dos idosos, auxiliando em tarefas diversas estabelecendo partilha de afectos. Pretendemos ainda dinamizar actividades de carácter lúdico dirigidos à população idosa, cujo objectivo é reduzir e prevenir o seu isolamento.
Esta Acção tem as seguintes Actividades:
• Perto de Si, cujo objectivo é a realização de visitas regulares às habitações dos idosos sinalizados, de forma a colmatar situações de isolamento e necessidades dos idosos na realização das suas tarefas diárias.
• Atelier de Tempos Livres para Seniores, desenvolvimento de actividades para os idosos ao nível da pintura, informática, leitura, teatro e alfabetização.
C) Loja Social
Como o próprio nome indica, esta acção pretende facultar bens alimentares e outros a famílias em situação de carência económica e/ou social, devidamente sinalizados pelas parcerias. De forma a operacionalizar o funcionamento da Loja Social, pretende-se sensibilizar e mobilizar os munícipes para o trabalho voluntário, constituindo um grupo que apoiará as diversas actividades e iniciativas.
Esta Acção possui as seguintes Actividades:
• Loja Social, actividade que pretende proceder à recolha de bens, constituindo um banco de reservas, a partir do qual se colmatará necessidades de famílias sinalizadas. O funcionamento desta actividade será articulado com o banco de voluntários a constituir e iniciará com a aquisição de equipamento para a loja.
• Portel Solidário, constituição de um grupo de voluntários para apoio a idosos e dinamização da loja social.
D) Horta Social
Com esta acção pretende-se trabalhar uma horta, que possibilite o cultivo de produtos hortícolas por beneficiários e a sua posterior disponibilização às famílias.
Esta Acção inclui a seguinte Actividade:
• Horta Social, com esta actividade pretende-se trabalhar uma horta que possibilite o cultivo de produtos hortícolas pelos beneficiários e a sua posterior disponibilização às famílias carenciadas.
EIXO DE INTERVENÇÃO III
Capacitação da Comunidade e das Instituições vamos desenvolver as seguintes Acções:
A) Gabinete de Associativismo
Criação de um gabinete que promova e apoie a auto-organização de grupos, tais como jovens, pais entre outros.
Desta Acção fazem parte as seguintes Actividades:
• Gabinete de Apoio ao Associativismo, que engloba sobretudo acções de formação para dirigentes associativos.
• Apoio à constituição de Associações, pretende-se apoiar as associações ao nível de informação diversa e disponibilizar espaços e recursos às mesmas.
EIXO DE INTERVENÇÃO IV
Informação e Acessibilidades vamos desenvolver as seguintes Acções:
A) Tic’s em Rede
Possibilitar a toda a população geograficamente dispersa um fácil acesso a serviços informáticos gratuitos, dotar os indivíduos de competências básicas ao nível da informática e possibilitar o conhecimento de metodologias, estratégias e ferramentas com o objectivo de garantir a minimização dos riscos a que os utilizadores da internet incorrem.
Desta Acção fazem parte as seguintes Actividades:
• Acção de Formação em Tic’s, onde se pretende desenvolver competências básicas e promover o acesso aos computadores e internet nas sete freguesias através de acções orientadas por um técnico utilizando a Cremilde.
• Construção da página do CLDS, pretende-se desenvolver uma página na internet, de forma a divulgar o projecto Portel em Rede.
Informações Úteis:
